Espaço de memória e instrumento de apoio às organizações da sociedade civil
O Memorial da Classe Operária - UGT é a sede da Associação Amigos do Memorial da Classe Operária - UGT. É um prédio tombado pelo Conselho de Preservação do Patrimônio Histórico e Cultural de Ribeirão Preto, por meio do Decreto nº 48 de 26 de fevereiro de 2004, por sua significância na luta dos trabalhadores tendo sido sede da antiga União Geral dos Trabalhadores, organização local, inaugurada em 1934.
O Memorial da Classe Operária foi concebido para resgatar a memória dos movimentos políticos, sociais e culturais que aconteceram nesse espaço entre 1934 e 1964, como também retomar a sua função social que é de organização da sociedade para a defesa dos direitos sociais. Nessa missão, inclui-se um processo de formação político-cultural da população, propiciando oportunidades de reflexão e ação como também de difusão cultural.
O espaço possui equipamentos multimídia e uma biblioteca temática com mais de 2.000 títulos catalogados nas áreas das ciências sociais: cultura, meio ambiente, política, sociologia, filosofia, patrimônio histórico e, dentro desses temas, desenvolvem-se atividades como cursos, seminários, palestras, exibição de filmes, espetáculos de música, teatro, dança e saraus, pelas instituições que fazem a gestão do espaço e pelas instituições e grupos culturais que utilizam o espaço.
Nesse espaço que é de propriedade da Associação Cultural e Ecológica Pau Brasil, também são desenvolvidas atividades, além das da proprietária, do Seminário Gramsci, do Centro Brasileiro de Estudos de Saúde – Seção Ribeirão Preto, do Grupo Maracatu Chapéu de Sol, do Coletivo Educador Ipê Roxo de Ribeirão Preto e da Rede Proseando de Educação Ambiental dos quais a Associação Pau Brasil é um dos elos, e da Frente de Advogados pela Democracia, uma organização local para assistência jurídica gratuita às entidades do Terceiro Setor. Também acontece no espaço a comercialização semanal de cestas de produtos agroecológicos pelo Grupo de Consumo Agroecológico Pau Brasil, uma parceria entre a Associação Pau Brasil e os agricultores familiares da região de Ribeirão Preto que produzem alimentos agroecológicos. O “Grupo Toque da Lata” também utiliza o espaço semanalmente para oficina de percussão com 30 crianças de baixa renda.
Muitos outros grupos, artistas e movimentos culturais utilizam o Memorial para reuniões organizativas e apresentações artísticas em conformidade com a agenda do espaço que é muito solicitado devido à sua localização, história e missão.
Espaço maravilhoso que cuida, respeita e abraça todas as culturas.
ResponderExcluir