"Descobrindo as Águas do Aquífero Guarani" é o novo projeto da Associação na área de educação ambiental.

                                                                       

A demanda por água doce, limpa e disponível para a realização das atividades humanas vem crescendo de forma constante nas últimas décadas e apesar de mais de 55% dos municípios brasileiros serem abastecidos parcial ou totalmente por águas subterrâneas, grande parte da população desconhece suas características, condições, potencialidades, fragilidades e como conservá-las. Nesse contexto, destaca-se o Sistema Aquífero Guarani (SAG), por ser considerado um dos maiores reservatórios de água doce do mundo. Por isso, torna-se urgente promover e incentivar a ampla conscientização da população sobre a situação em que as águas subterrâneas se encontram, bem como colocar em prática as ações de comunicação e difusão de informações em prol de sua conservação. 

A bacia hidrográfica do Rio Pardo (UGRHI 04) é uma região de grande importância no interior paulista e estratégica no contexto de medidas para a conservação das águas subterrâneas no estado de São Paulo, já que 50% dos 27 municípios que a compõem são abastecidos pelas águas do Aquífero Guarani, sendo que a cidade de Ribeirão Preto é totalmente dependente das águas subterrâneas para o seu abastecimento, e os demais 23 municípios que compõem a Bacia estão localizados em uma das maiores áreas de recarga do aquífero no Estado. Nos últimos anos, foi observado um rebaixamento de mais de 60 metros nos níveis dinâmicos do aquífero na porção urbana do município. Apesar disso, poucas medidas foram tomadas para a utilização racional desse precioso recurso para a população ribeirão-pretana. 

Considerando a necessidade de ações que auxiliem no processo de planejamento e gestão dos recursos hídricos, o projeto que está sendo executado pela Associação Amigos do Memorial da Classe Operária - UGT, financiado pelo Fundo Estadual de Recursos Hídricos, por meio do Comitê da Bacia Hidrográfica do Pardo, contribuirá para aprimorar a conscientização da população da Bacia do Pardo acerca da problemática relacionada às águas subterrâneas por meio do desenvolvimento de materiais didáticos (E-Book e Plataforma Web) e oficinas de capacitação com informações voltadas aos mananciais subterrâneos e superficiais da Bacia do Pardo e de suas sub-bacias.

        Acompanhe as atividades do projeto nas redes Facebook e Instagram.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

A Associação desenvolve projeto de assistência técnica em habitação de interesse social

Regularização Fundiária da Comunidade Nazaré Paulista e João Pessoa agora depende da luta dos moradores

Resultado do Edital nº 01/2021