Comunidades Nazaré Paulista e João Pessoa recebem o Anteprojeto de Requalificação Urbana e Ambiental
Após sete meses de trabalho, a equipe técnica do projeto "Replanejar com a paisagem: qualificação urbana e ambiental sob a perspectiva da multidimensionalidade dos riscos nas comunidades João Pessoa e Nazaré Paulista (Ribeirão Preto/SP) como suporte à regularização fundiária", apresentou às comunidades João Pessoa e Nazaré Paulista o produto final que é o Anteprojeto de Requalificação Urbana e Ambiental.
Em cerimônia realizada no dia 24 de junho, no Centro Comunitário da Nazaré Paulista, com a presença de moradores, lideranças comunitárias e autoridades públicas foi entregue o Anteprojeto que foi elaborado de forma colaborativa entre os moradores e a equipe técnica. Neste Anteprojeto o território foi planejado por meio do partido "transformar a aridez em encanto", dando ênfase nas estruturas de saneamento e aspectos ambientais existentes. Alem do Anteprojeto foi entregue também o relatório de execução do projeto contendo todas as etapas e atividades realizadas.
Para iniciar esse trabalho a equipe realizou uma pesquisa junto aos moradores das comunidades para coleta de dados dos riscos e necessidades socioambientais e o resultado pode ser verificado no documento Resultado do Formulário dos Riscos e Necessidades Socioambientais.
Ao final, com o apoio da Associação Cultural e Ecológica Pau Brasil foi realizado um plantio simbólico para representar a consolidação dessa última etapa do projeto e esperançar a transformação da paisagem. Agora a luta da comunidade é fazer acontecer essa transformação.
Esse projeto da Associação Amigos do Memorial da Classe Operária - UGT teve a colaboração da Maitá Assessoria Técnica em Habitação de Interesse Social e financiamento do Conselho de Arquitetura e Urbanismo de São Paulo - CAU/SP sob o Termo de Fomento nº 009/2022.
Conheça o Anteprojeto de Requalificação Urbana e Ambiental , a Síntese das Atividades e o Resultado do Formulário dos Riscos e Necessidades Socioambientais
Comentários
Postar um comentário